Bem-vindo(a) ao nosso site!

Beatriz Diaféria

Formada no Teatro-escola Célia Helena - Flamenco desde os 6 anos - Ballet Clássico há 10 anos - Canto (musicalcoralpopular) - Algumas peças: Moritz, ternos e eletrodomésticos dir. Nelson Baskerville; Ridícula Concôrdia dir. Hugo Villavicenzio; Histórias de lá do lado de cá dir. Andréa Prior; faz parte da cia de teatro Le Plat du Jour há 7 anos. 3o episódio da série "Terra Dois" da TV cultura de 2017, dirigido por Mika Lins e Ricardo Elias.

 

David Oscar Vaz

Professor de Literatura Brasileira e mestre em Teoria Literária (USP). Publicou Resíduos (Ateliê- vencedor do Prêmio APCA), A Urna (Ateliê ) e Portas e vãos (Urutau).

 

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Professora e escritora, possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (1960), Especialização em Filologia Espanhola - Madri (1968), Mestrado em Língua Portuguesa (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba), Doutorado em Letras Neolatinas (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Filologia Espanhola: Teatro Contemporâneo-UNED – Madri.

 

Francisco Aurélio Ribeiro

Mestre e Doutor em Letras. Professor universitário e escritor com vários livros publicados, dentre literatura infantojuvenil, crônicas, poesia e os demais de crítica e historiografia literária, além de inúmeros artigos, crônicas e poemas em várias publicações. É um incansável pesquisador de Literatura e História do Espírito Santo. Pertence à Academia Espírito-santense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, AB_LIC, FNLIJ, PROLER-ES, AEI-LIJ, dentre outras instituições. Foi secretário de Produção e Difusão Cultural da Universidade Federal do Espírito Santo no início dos anos 90. Graças a seu trabalho, surgiram novos escritores que se consolidaram como revelações da década. A SPDC sob sua direção publicou também livros inéditos de autores consagrados, formando seus nomes no cenário da nossa literatura.

 

José Augusto Carvalho

Natural de Governador Valadares, MG, Mestre em Linguística (Unicamp) e Doutor em Letras/Língua Portuguesa e Filologia (USP). Publicou os seguintes livros: Estudos de Língua Portuguesa (Cajuína, 2019), Erotismo Frustrado (Cajuína, 2021), A Ilha do Vento Sul (romance, Cátedra, 1973).

 

Lindolfo Rocha

Lindolfo Rocha (ou Lindolpho Rocha) era filho de Manuel Jacinto Rocha e Irene Gomes e quase nada se sabe sobre sua infância. Para uns, ele era baiano de Andaraí. Intelectual, estudou inglês, francês e latim. Em 1892, diplomou-se em Direito e foi nomeado Juiz-Preparador de Correntina, Bahia. Faleceu a 30 de dezembro de 1911, na praia de Mar Grande, na Ilha de Itaparica. Sua obra mais famosa foi Maria Dusá, que foi adaptada para telenovela (Rede Globo de Televisão, 1978) com o título de Maria, Maria, adaptada por Manoel Carlos. Escreveu também: Bromélias (poesia), Lacina (1907) e O Pequeno Lavrador (1909).

 

Luiz Eduardo de Carvalho

Teatrólogo, professor, jornalista e gestor cultural, com mais de cinquenta prêmios literários no currículo, participação em dezenas de antologias, feiras e bienais, está em seu décimo título literário publicado. Iniciou sua carreira no Jornal do Curso Anglo Vestibulares, e depois foi editor de Arte e Cultura da Agência Carta Maior, publicando crônicas semanais ao lado de ilustres colegas como Moacyr Scliar e Martha Medeiros.

 

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 1839/1908) foi um escritor brasileiro,

amplamente reconhecido por críticos, estudiosos, escritores e leitores como o maior expoente da literatura brasileira. Sua produção literária abrangeu praticamente todos os gêneros, incluindo poesia, romance, crônica, dramaturgia, conto, folhetim, jornalismo e crítica literária. Machado de Assis testemunhou a Abolição da Escravatura e a transição política do Brasil, com a Proclamação da República em substituição ao Império, além de diversos eventos significativos no final do século XIX e início do século XX, sendo um notável comentador e relator dos acontecimentos político-sociais de sua época.

 

Meilyng Leone

Doutora e Mestre em Direito (Universidade Católica de Santos) Advogada, Pedagoga, Avaliadora do SINAES (MEC). Especialista em Gestão Escolar (Universidade Metropolitana de Santos), Professora Universitária, Coordenadora de Pós-Graduação do G7 jurídico e Coordenadora da ESA (Escola Superior da Advocacia - SV). Ministra aulas da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica.

 

Marcus Vinicius Barbosa

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRRJ). Mestre em

Ciências Ambientais (FUSVE). Professor na Universidade de Vassouras. Professor no Centro Universitário Geraldo di Biase, Campus Barra do Piraí e Volta Redonda. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis)/ INEP.

 

Moacyr Godoy Moreira

Nasceu em São Paulo em 1972. É médico, escritor, crítico literário e Mestre em Literatura Brasileira. É autor dos livros "Lâmina do tempo" (2002), "República das bicicletas" (2003), "Ruídos urbanos" (2008), Soalho de tábua (2012) e "Um certo nascer ali" (2023).

 

Querte Teresinha Conzi Mehlecke

Pós-doc em Inovação Pedagógica (UFPE). Pesquisadora na UFPE/EDUMATEC - Grupo de Pesquisa EDUCAT. Laboratório de Pesquisa e Prática, Educação, Metodologias e Tecnologias (UFPE/CNPq). Doutorado em Informática na Educação (UFRGS). Realizou estágio de doutorado na Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. Diretora Geral da Faculdade CMB, Porto Alegre (RS;), Procuradora Institucional, Professora na Faculdade

Alcides Maya, Porto Alegre (RS) e Coordenadora dos cursos de Gestão de RH e Gestão Comercial.Co-orientadora de doutorado (UFPE).

 

Silas Corrêa Leite

Professor, poeta, jornalista comunitário e contista. Premiado no Concurso Lygia Fagundes Telles para Professor Escritor. Venceu alguns concursos com seus romances, artigos, poemas. É autor de Alucilâminas (2023), Favela stories (2022) e Vaca Profana (2023).


Xisto Medeiros de Sousa

Mestre e Doutorando em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba , onde é professor de contrabaixo elétrico e acústico. É Spalla do naipe de contrabaixos da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Também é contrabaixista, produtor, diretor musical e artístico do Quinteto da Paraíba.

 

Wanderley Wasconcelos

Graduado em Comunicação e Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou do coletivo UnPoema nos anos oitenta em Barra do Garças. Publicou os seguintes livros: Um Drink em Linha Reta (Edições Uirá) Aboio [Causos da vida posseira] (Opção editora), Viagem Nua (Opção editora), Cordel sem Viola (Opção editora) e Legado Oculto (Opção editora) Beco das almas (Carlini & Caniato Editorial)


Wilbett Oliveira

Licenciado em Letras/Português, Pós-Graduado em Literatura Brasileira (UFES) e em Metodologia do Ensino de Filoso_a e Sociologia (Alfa/SP). Foi professor das disciplinas: Redação Científica (Faculdade Multivix /Factef/Fasb); Comunicação Empresarial (Multivix /Factef/Fasb), Metodologia da Pesquisa (Multivix/ Factef /Fasb), TCC I e TCC II (Factef /Fasb) e Língua Portuguesa e Literatura (Escolas de Ensino Fundamental e Médio). É revisor de textos, ensaísta, editor e poeta. Publicou Gris (2024), Despalavrares (2024).